O Lar de idosos (Estrutura Residencial para Idosos) constitui o equipamento central da Casa de Repouso Alexandre Ferreira (CRAF) com capacidade para alojar 280 utentes.
Os quartos do Lar distribuem-se por 4 áreas: o edifício central onde se situam 42 quartos, 28 dos quais são duplos com casa de banho privativa, recentemente remodelados e 14 triplos com projeto para remodelação a desencadear proximamente; o edifício de casais com 40 quartos; uma Ala mais antiga, construída nos anos 30, que tem sofrido diversos melhoramentos, vulgarmente designada por 5.ª avenida com 20 quartos duplos e, ligada a esta, o SAD (serviço de apoio a dependentes), com 32 quartos, que acomoda os utentes com maiores deficiências ou necessitando de maiores cuidados e onde se centram os serviços médicos, de enfermagem, fisioterapia e a farmácia interna.
Todos os edifícios têm o seu próprio refeitório e salas de convívio. Existindo ainda, para apoio aos utentes, salas de actividades, um salão nobre, um auditório, biblioteca, bar, cabeleireiro e barbeiro, vários espaços jardinados e um recinto exterior com coreto para festas.
No edifício central da CRAF funciona a sede e os serviços administrativos de Inválidos do Comércio e em edifícios separados, a lavandaria, os serviços de logística e manutenção e as casas mortuárias.
Salvo casos em que o estado de doença o condicione, todos os utentes do Lar têm liberdade para utilizar as zonas comuns e sair da CRAF. O regulamento segue as regras em vigor para IPSS, definidas pelos serviços da Segurança Social que através de um Protocolo celebrado com Inválidos do Comércio, subsidiam o apoio aos residentes.