LAR

O Lar de idosos (Estrutura Residencial para Idosos – actual designação oficial) constitui o núcleo central da Casa de Repouso Alexandre Ferreira (CRAF) com capacidade para alojar 330 utentes.

Quarto duplo

Os quartos do Lar distribuem-se por 4 áreas: o edifício central onde se situam 32 quartos, 28 dos quais são duplos com casa de banho privativa, recentemente remodelados e 14 triplos com projecto para remodelação a desencadear proximamente; o edifício de casais com 40 quartos de casal; uma Ala mais antiga, ligada ao edifício central, vulgarmente designada por 5.ª avenida com 20 quartos duplos e, ligada a esta, o SAD (serviço de apoio a dependentes), com 32 quartos, que acomoda os utentes com maiores deficiências ou necessitando de maiores cuidados e onde se centram os serviços médicos, de enfermagem e de a fisioterapia.

Bar

Todos os edifícios têm o seu próprio refeitório e salas de convívio. Existindo ainda, para apoio aos utentes, salas de actividades, um salão nobre, um auditório, biblioteca, bar, cabeleireiro e barbeiro, vários espaços jardinados e um recinto exterior com coreto para festas.

No edifício central da CRAF funciona a sede e os serviços administrativos de Inválidos do Comércio e em edifícios separados, a lavandaria, os serviços de logística e manutenção e as salas mortuárias.

Salvo casos em que o estado de doença o condicione, todos os utentes do Lar têm liberdade para utilizar as zonas comuns e sair da CRAF. O regulamento de funcionamento segue as regras em vigor para IPSS, definidas pelos serviços da Segurança Social que subsidiam os utentes com menores recursos económicos.

EDUCANTARE

No âmbito das actividades culturais, um momento da actuação do Coro EDUCANTARE (Ministério da Educação)