Património

Inválidos do Comércio dispõe actualmente de um património numeroso e variado que resulta de múltiplas doações, algumas de grandes beneméritos.

Destacam-se dois terrenos em Lisboa de 70.000 m2 e de 12.000 m2, respectivamente nas Freguesias do Lumiar (CRAF) e Prazeres (CRPS), 91 edifícios de habitação, num total de 337 fogos e 105 espaços comerciais, na sua grande maioria dispersos pelo distrito de Lisboa, mas também noutros pontos do país.

Além destes, em regime de co-propriedade com outras instituições, estão 14 edifícios com 57 fogos. IC dispõe também, por doação, de 337 jazigos, a maioria no Cemitério dos Prazeres, muitos deles com ónus para IC, decorrentes de compromissos assumidos ao longo da vida da Instituição.

Apesar do elevado número de fogos, na sua quase totalidade arrendados, o valor das rendas cobradas é baixo, devido à idade de muitos dos imóveis, à antiguidade dos contractos e às dificuldades económicas para garantir as adequadas obras de requalificação, o que impede a valorização dos mesmos.

Decisão tomada há alguns anos em Assembleia Geral, impede qualquer alienação deste património para fazer face a despesa corrente, limitando-a exclusivamente a ser utilizada em bens de investimento.