Creche

Aprender a aprender com amor e carinho

  • Fachada da Creche João Katz
  • Hall de entrada
  • Sala
  • Corredor
  • Refeitório
  • Corredor
  • Berçário
  • Recreio exterior
  • Logotipo

 

A vontade da instituição apoiar a infância, tal como apoia a 3.ª idade, fez nascer a ideia de construir uma creche.

Esta ideia não era de todo nova, pois ajudar outras faixas etárias era algo que esta Instituição já tinha feito em tempos, com verbas e até com internatos, para que os mais necessitados, aos quais chamavam de “Pupilos”, pudessem prosseguir os seus estudos.

O Sr. João Katz, um judeu alemão refugiado da II Guerra Mundial, visitava regularmente um seu amigo que vivia nesta instituição. Assim, presenciava a excelente qualidade do serviço prestado aos seus residentes, com tanta dedicação, entrega e carinho. Pessoa de grande generosidade e altruísmo, sem qualquer interesse pois nunca desta casa usufruiu como utente, e só pelo seu testemunho de qualidade de vida que esta IPSS proporcionava aos seus residentes, deixou em testamento a esta Instituição os seus bens avaliados aproximadamente em 1 milhão de euros.

A Direção, mostrando assim todo o seu respeito e apreço, e querendo de alguma forma dignificar e enobrecer o feito deste senhor, decidiu atribuir o seu nome João Katz à Creche que foi inaugurada a 13 de Outubro de 2012.

A Creche João Katz localiza-se na freguesia do Lumiar. É uma freguesia geograficamente afastada do centro da capital, que faz fronteira com as freguesias de Carnide, São Domingos de Benfica, Olivais, Alvalade e Santa Clara.

Segundo os dados da Junta de Freguesia, aqui residem cerca de 45 000 habitantes, sendo que a faixa etária predominante se situa entre os 25 e os 64 anos, sendo que a maioria da população ativa se encontra empregada.

Relativamente à população estrangeira a residir na freguesia, corresponde a cerca de 11% da população do Lumiar.

Embora seja uma freguesia mais periférica da cidade, a área envolvente à instituição concentra um grande número de serviços de saúde, cultura e associativismo, desporto, comércio e restauração.

O Lumiar é bem servido por transportes públicos, bem como autocarros da carris e da Rodoviária, Metro e táxis. Relativamente aos equipamentos educativos existentes na freguesia destacam-se algumas instituições de ensino superior, vários agrupamentos de escolas, todos eles abrangendo áreas geográficas pertencentes a outras freguesias para além do Lumiar, e que incluem escolas básicas de todos os ciclos, escolas secundárias e jardins-de-infância.

São também de referir alguns equipamentos de caráter cultural entre os quais dois museus (Museu do Traje e Museu do Teatro), duas academias de música e uma biblioteca municipal (localizada em Telheiras) e a existência de um centro de saúde e de dois Hospitais. Nas freguesias próximas situam-se outras instituições de interesse, nomeadamente associações desportivas, recreativas e culturais e diversas instituições de ensino privado.

Comentar

Clique aqui para comentar

Reset password

Insira o seu endereço de e-mail e enviaremos um link para alterar a sua senha.

Powered by Estatik